-

-

sexta-feira, 2 de março de 2012

Resumo da entrevista com Mário A. Perini




PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevistas com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]


O que é língua?
É uma habilidade abstrata e inata, enraizada na cultura, formada por um sistema complexo e estabelece a relação entre os equemas mentais que formam a compreensão do mundo e um código que os representa de maneira perceptível aos sentidos.

Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
A língua é uma das maneiras de como se manifesta a linguagem, termo aplicado a todos os sistemas de comunicação. A sociedade só pode funcionar através do uso da linguagem, que proporciona uma relação entre os homens; a língua falada é parte da imagem de um povo e um instrumento poderoso na mão de governantes.

Há vínculos necessários entre língua, pensamento e cultura?
Sim. Além da língua ser um instrumento de comunicação, é um instrumento de pensamento - o conhecimento e o uso da língua são também formas de pensamento. Já os vínculos entre língua e cultura exitem porque a cultura inclui manifestações de base linguística.

A linguagem tem sujeito?
"Sujeito" é uma palavra com muitos significados e não há resposta precisa para a esta pergunta.

O que é linguística?
É o estudo dos códigos usados pelas pessoas para se comunicarem e da capacidade inata que nos permite levar a efeito essa atividade.

A linguística é ciência?
A linguística pode ser considerada uma ciência empírica, empenhada em descrever um aspecto do universo e em construir teorias que expliquem os fenômenos descritos.

Para que serve a linguística?
Serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de alguns aspectos do mundo.

A linguística teria algum compromisso necessário com a educação?
A linguística, como ciência, não tem compromisso com a educação. Os linguistas devem ter esse compromisso, pois as principais aplicações da linguística se voltam para as questões educacionais.

Como a linguística se insere na pós-modernidade?
As artes que eram consideradas marginais estão se integrando ao mundo, à medida que produzem resultados apreciáveis; por isso, hoje áreas da linguística - psicolinguística, sociolinguística, análise do discurso, pragmática, etc. - são estudadas com mais ênfase do que nos programas de pós-graduações do que nos anos 70.

Quais os desafios da linguística para o século XXI?
O primeiro desafio é valorizar mais o trabalho descritivo frente à elaboração de teorias e modelos de análise, evitar a teorização prematura, sem fundamentação suficiente nos dados. O segundo é que, a linguística, tal como tantas outras disciplinas, deverá se redefinir à medida que o século avança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário